Vamos falar sobre engajamento?

Publicado por Mariza Speçamillio em

Olá, tudo bem?

Vamos falar sobre engajamento?

A cada dia que passa, percebemos a importância do engajamento dentro das organizações, não é mesmo? Equipes engajadas, são equipes produtivas! Mas, espera aí, você sabe diferenciar engajamento de motivação?

Sabe por que perguntamos isso? Porque motivação tem muito a ver com o tema do nosso vídeo anterior deste quadro, tem a ver com propósito, pois ambos “vem de dentro”, vem da nossa busca pelo sentido e pelo significado de nossas ações e escolhas.

Já engajamento, é algo que pode ser disseminado, compartilhado, adquirido; e, dentro das empresas, isso não é diferente. Empenho e dedicação são fundamentais para a produtividade de nosso trabalho.

É óbvio que vamos nos dedicar mais a uma tarefa a qual sentimos orgulho e que nos preocupamos em entregar o melhor resultado, mas também, não podemos negar que vários outros fatores interferem, como: relacionamento interpessoal com os colegas de equipe, harmonia no trabalho, boa administração do tempo e organização das tarefas, ambiente de trabalho confortável, segurança no que está se desenvolvendo, e por aí vai…

Quando falamos de treinamento, ele tanto pode contribuir para o engajamento das equipes, como ele pode ser a vítima de equipes “desengajadas”. Quem nunca se frustrou ao ter promovido uma ação de treinamento a qual a aceitação foi baixa? Mesmo quando o treinamento foi bem planejado e conduzido.

Para promover engajamento, antes, você precisa ter propósito, certo? Já falamos sobre isso… E na divulgação ou oferta de um treinamento, se você não deixar claro como isso poderá contribuir para a vida das treinandos, eles não se sentirão engajados em participar. Já durante o treinamento, quando as pessoas já tiverem sido “sensibilizadas” a participar, se ele for dinâmico, interativo, leve e fluido, fica fácil imaginar o engajamento de todos ao final.

E isso certamente interferirá nos resultados da sua empresa! Uma equipe bem treinada, pode se tornar engajada, e quando esta, enxerga o poder da dedicação às suas tarefas na entrega de um produto ou serviço de qualidade, consequentemente, ela se torna mais produtiva!

Já pensou nisso?

Assista ao vídeo e se inscreva no canal!