Como posso fazer uma Trilha de Aprendizagem por função?

Publicado por Daniela Luiz em

Antes de avançarmos com a resposta, devemos – primeiramente – definir o tema. Então, o que é Trilha de Aprendizagem?

Trilha de Aprendizagem é uma ferramenta estratégica utilizada para traçar o desenvolvimento dos profissionais da empresa. Através dessa trilha, é possível orientar de que forma será possível obter o aperfeiçoamento das competências e, consequentemente, da carreira do profissional.

É importante saber também, que a Trilha de Aprendizagem, para ser realmente efetiva, precisa estar alinhada às expectativas da empresa e, logicamente, ao objetivo/missão do negócio. Caso contrário, não gerará resultados e tampouco despertará o interesse dos Diretores e dos próprios profissionais.

Outra informação importante que você deve saber sobre as Trilhas de Aprendizagem, é que elas devem ser organizadas por função e por competência.

Vejamos, então, quais são os passos a serem seguidos para que essa Trilha de Aprendizagem possa ser “construída”:

1º passo – Fazer um levantamento e um estudo sobre as necessidades da empresa e da formação dos profissionais que ali estão.

2º passo – Com essas informações em mãos, o próximo passo é listar as possíveis ofertas de cursos e as áreas de conhecimento (de acordo com as competências listadas), que podem vir a contribuir para esse estudo.

3º passo. Colocada as informações no papel, entende-se melhor o que a empresa quer e do que os seus profissionais precisam para atingir as expectativas da companhia. O cruzamento dessas informações é o que lhe ajudará, pois será possível visualizar melhor os cursos a serem ofertados de acordo com as competências; conhecer a necessidade de cursos mais técnicos ou comportamentais a serem desenvolvidos; saber as demandas da empresa em relação à formação profissional de sua equipe e planejar com mais efetividade as ações da área de Educação Corporativa.

4º passo. Esse passo diz respeito a separar o “joio do trigo”, ou seja, direcionar os cursos por funções específicas dentro das áreas da empresa.

Em resumo você deve:

  • Avaliar as necessidades do negócio;
  • Conhecer as necessidades do treinando;
  • Listar as competências a serem desenvolvidas;
  • Identificar qual será a estratégia de desenvolvimento das competências.

 

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