Por que conteúdo e comunicação, quando eficazes, fazem toda a diferença nas empresas?

Como já dizia o eterno Chacrinha, “quem não se comunica, se trumbica”. Em outras palavras, a comunicação faz toda a diferença no mundo dos negócios. E olha que isso não é de agora, não. Pelo contrário. Quem nunca viu a avó guardar as embalagens de produtos só porque continham uma deliciosa receita no verso, hein?

A comunicação faz com que o cliente (ou os seus colaboradores) saiba exatamente o que fazer com o conteúdo que tem em mãos. E se não fosse assim, o leite condensado da moça só serviria para fazer pudim (o que, cá entre nós, já estaria muito bom…). Mas não. Dá para fazer caldas de bolo e outros doces maravilhosos.

O que, ainda vagarosamente, estão fazendo é promover e gritar aos quatro cantos o que dá para fazer com o produto ou serviço que as empresas têm. Isso é “abrir” o mercado, é sair da zona de conforto e mostrar que o seu maior bem tem mil e uma utilidades.

Essa visão mais abrangente é, na verdade, um exercício para a própria companhia. Sabe por quê? Será que você já parou para ver com os seus clientes o que eles fazem com o seu produto? Será que você não será surpreendido com as utilidades que seu produto gera? Será que você já compilou todas essas informações (conteúdo) e replicou (comunicou) aos seus outros clientes?

Duvido. E sabe por que duvido? Porque não estamos preparados para gerar conteúdo. Não conhecemos a fundo o que o nosso cliente faz com o nosso produto. E isso é péssimo. Vergonhoso.

Quem já está fazendo está a alguns passos (metros. Quilômetros talvez) à sua frente. Então, acelere. Aperte o passo. Corra. Corra muito! Do contrário, o que vai lhe restar é só poeira. Pode acreditar!

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