4 segredos de uma metodologia de ensino eficaz

Antes de revelarmos alguns desses segredos, é importante entendermos o que é Metodologia de Ensino.

Metodologia de Ensino – pode ser definida como os diferentes caminhos que o educador pode seguir para melhor orientar e direcionar o processo de ensino-aprendizagem de acordo com os objetivos educativos/formativos.

Em outras palavras, podemos entender que, dependendo do perfil do educando e do objetivo educacional, o educador pode seguir por diferentes caminhos. Se considerarmos os aspectos externos, podemos citar alguns métodos de ensino que ajudarão o educador a transmitir o conhecimento aos seus educandos.

Vejamos, então, que aspectos externos (ou segredos!) são esses:

1º – Método Expositivo

Através desse método, o educador expõe os conhecimentos de forma explicativa ou demonstrada. Apesar de o educador ser mais ativo nesse caso, o educando não necessariamente deve assumir uma posição passiva.

Apesar das críticas quanto a esse método, ele ainda é muito utilizado nas empresas. O facilitador ou instrutor, no caso, utiliza esse método com o apoio de meios didáticos como apresentações em PowerPoint, por exemplo.

2º – Método de Trabalho Independente

Nesse método, o educador (instrutor ou facilitador) orienta os educandos sobre um determinado trabalho a ser feito, dando a eles todas as informações necessárias para que possam resolver a questão apresentada.

Para que esse método seja eficiente, é preciso que as informações sobre o trabalho sejam claras, compreensíveis e estejam de acordo com o conhecimento e a capacidade de raciocínio do educando, caso contrário, não atingirá os objetivos desejados.

3º – Método de Elaboração Conjunta

Esse método é muito eficaz em programas de T&D nas empresas. Isso porque trata-se de uma integração ativa entre o facilitador e o treinando. É o momento em que as partes “constroem” conjuntamente o conhecimento, resolvem de forma criativa os problemas, assimilam o processo em busca de novas soluções e por aí vai.

4º – Método de Trabalho em Grupo

Isso lembra os tempos de escola, não é? Mas é isso mesmo. Por meio desse método de ensino, é possível promover a discussão, a interação e o entrosamento entre os educandos.

Por meio desse método, é possível obter a cooperação de todos os treinandos para a realização de uma tarefa. Depois de realizada essa atividade, os alunos podem apresentá-la de diversas maneiras. Algumas formas de fazer isso são: seminários, debates, brainstorming etc.

* Considerando a sua origem grega, a palavra metodologia advém de methodos, que significa META (objetivo, finalidade) e hodos (caminho, intermediação), isto é, caminho para se atingir um objetivo. Por sua vez, logia quer dizer conhecimento, estudo. Portanto, compreende-se que metodologia significaria o estudo dos métodos, dos caminhos a percorrer, tendo em vista o alcance de uma meta, um objetivo ou uma finalidade. Por Sílvia Maria Manfredi -[https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1974332/mod_resource/content/1/METODOLOGIA-DO-ENSINO-diferentes-concep%C3%A7%C3%B5es.pdf]

Deixe seu comentário: